Projetos 13/10/2022

Como é feito o espumante no método charmat?

Consumido mundialmente, o espumante é feito a partir das uvas e possui basicamente dois métodos de vinificação: o Champenoise e o Charmat.

No primeiro, conhecido também como método tradicional, o vinho base passa por uma segunda fermentação dentro da própria garrafa. Este processo, também conhecido como tomada de espuma, confere naturalmente ao espumante a sua principal característica, o gás carbônico. Esta fermentação pode demorar de meses até anos e as garrafas devem ser guardadas ao abrigo da luz durante todo o período.

Já no método Charmat, a tomada de espuma ocorre em um equipamento denominado autoclave e, por isso, acaba se tornando um processo muito mais rápido e econômico, visto que em apenas uma autoclave é possível fermentar uma grande quantidade de espumante.

A autoclave é equipada com sistemas de refrigeração e homogeneização que controlam a segunda fermentação do espumante, garantido a qualidade do produto final. 

 

Como ocorre o Charmat?

Desenvolvido em 1895 pelo italiano Federico Martinotti e patenteado em 1907 pelo francês Eugène Charmat, pode ocorrer de duas formas:

1.         Na primeira forma, o mosto da uva é colocado diretamente na autoclave, onde é adicionada a levedura para iniciar a fermentação. Este método também é conhecido como Asti, utilizado principalmente para produção dos espumantes moscatéis.

2.        Na segunda forma, utiliza-se o vinho base (vinho com maior acidez do que um vinho de consumo) e adicionam-se açúcares e fermento na autoclave para a realização da tomada de espuma.

Em ambas as formas, o espumante ganha qualidade e sabor durante o período armazenado, em um processo mais rápido e controlado. As autoclaves podem ser utilizadas tanto para produzir espumantes de rápida fabricação, como os moscatéis, quanto para produtos de maior amadurecimento e complexidade, armazenados por longos períodos de tempo. 

Por isso, o método Charmat é o mais utilizado pelas grandes vinícolas, pois ele garante um controle de qualidade elevado e, ao mesmo tempo, possibilita a elaboração de grandes lotes de espumante em um único tanque. 

 

O que é a autoclave?

 

A autoclave é um grande “recipiente” de aço inox elaborado na forma vertical com sistema de agitação naval que possibilita a inoculação de leveduras durante a tomada de espuma e promove o amadurecimento do espumante por longos períodos.

 

Qual a importância da autoclave?

Além de facilitar a fabricação de espumantes, a autoclave é essencial para a produção em larga escala da bebida, visto que por meio deste equipamento é possível realizar o processo de elaboração do espumante de forma mais rápida e, consequentemente, econômica. Afinal, tempo é dinheiro.

Vale lembrar também que para grandes resultados, o investimento deve ser muito bem pensado. Por isso, escolha sempre a empresa de maior excelência para o seu projeto. Conheça a Águia Inox e solicite o seu orçamento!

 

E então, alguma dúvida sobre a autoclave? Não hesite em entrar em contato conosco para a resolução das suas questões. Será um prazer lhe ajudar!

Voltar